sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mais uma vez o fim

Muito me pergunto sobre o fim, de uns tempos pra cá este é um assunto frequente nas minhas reflexões noturnas. Não que esteja próximo do meu fim - pelo menos é o que espero - afinal,  não estou doente, não fumo, não bebo, não uso nenhum tipo de droga, só tenho a mania de pensar demais, o que pode ser um grande problema. Devo estar somente no meio de mais uma crise "pseudo-existencialista". Nota-se também pelos meus textos, estes podem parecer um pouco repetitivos, mas todos sabem que quando alguém como eu coloca algo na cabeça é muito difícil de tirar. Voltemos de uma vez ao fim.
Esses dias estava me distraindo com um joguinho para passar o tempo, destes que se deixar ficamos horas tentando concluir, mas consegui me controlar, jogava um pouquinho por dia para que o passatempo durasse bastante, mas infelizmente - ou felizmente, não sei - consegui concluí-lo. (Sem antes é claro, quase quebrar minha cabeça de tanto pensar.)
Este pequeno fato foi mote para o desencadeamento de uma série de novas reflexões sobre o fim.
Depois do fim de uma coisa banal como esta, o que devemos fazer? Não há mais graça em começar tudo novamente, você já saberá tudo. Daí foi somente um pulo para que eu começasse a imaginar o que acontece com os personagens de novela após seu fim, os mocinhos vivem felizes para sempre e todos os vilões vão para cadeia. Seus dilemas são todos resolvidos! Se eu fosse autor de novelas deixaria alguma questão (ainda que bobinha) em aberto. Eles não querem imitar a realidade?
Passando dos questionamentos novelísticos me atrevi e dei uma de cineasta, me coloquei a pensar e notei que muitos filmes já "imitam direitinho" a realidade, alguns cineastas já deixam o final em aberto, porém, muitas pessoas não compreendem e ficam com raiva do desfecho sem fim.
Me remetendo mais ao tema desta crônica me pergunto: o que existe depois do fim?
...
Fugindo um pouco do questionamento pouco conclusivo me pergunto sobre certas coisas que "nunca" terão fim, por exemplo, a corrupção em nosso país. Pois é, esta é uma questão que a anos deixamos em aberto, mas que devia ser solucionada igual a desfecho de novela, o povo prosperando para sempre e todos os vilões de Brasilia indo para cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário