quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pensamento Irracional

O mundo seria tão mais simples se fossemos todos seres irracionais. O pensamento, apesar de tudo, acaba de certa só complicando o "nosso" mundo. Quem me dera poder seguir os meus próprios instintos o tempo todo, como um pobre animalzinho. Não pensar em nada, para nada, apenas viver.

Pensando bem, o mundo sem o pensamento seria muito vago - e como seria. Não iriamos fazer, nem ser nada - entramos agora numa das questões mais antigas humanidade, seus atos que dizem o que você é? ou, o que você é, correspondem aos seus atos? talvez ambas as coisas, mas nos focaremos no pensamento propriamente dito. A partir do pensamento criamos dúvidas, e a partir destas dúvidas poderemos obter respostas.

Por outro lado, respostas não servem para nada - queria poder crer no que afirmei agora. Mas enfim, toda resposta inevitávelmente acaba servindo para criarmos mais dúvidas. Como nem toda dúvida tem resposta, então acabamos desistindo de procurá-la, ou simplesmente não conseguimos encontrá-la, deixando esta lacuna na humanidade. Esse ciclo de pergunta e resposta  não acaba, tornando-se completamente sem resposta, ou seja, o próprio ciclo nos transforma em seres "irracionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário